Quem somos
Arquivo do blog
Archive for 2015
Evento 18/11: Mesa-Redonda: “Desafios recentes do caso Sírio”.
O palestrante, Prof. Salim Kadi, introduziu o tema com um mapa nos mostrando a região em que acontecem os casos sírios, após isso ele introduziu cada país da região.
A principio eu pensei que seria apenas mais uma palestra sobre terrorismo pelo ponto de vista ocidental, mas fui engano, a palestra se mostrou super interessante por ser a primeira (presenciada por mim) que trata de todos os conflitos pelo ponto de vista ocidental, nos mostra como grande parte das "guerras" na região síria tem origem de intervenções ocidentais após as guerras mundiais e com a criação do Estado de Israel. O palestrante também reforçou a teoria de que o atentado de 11 de Setembro pode ter sido armado pelos próprios EUA para que pudessem ter acesso ao território asiático e colocar a mão em seu petróleo. O Prof. Salim também desconstruiu um preconceito que muitos de nós possuímos, de que a Síria mata muitos inocentes, de acordo com o Professor, o maior responsável pela morta de inocentes é o Estado de Israel, que apenas que conquistar a sua "terra prometida".
A palestra trouxe luz a cantos que permaneciam escuros de conhecimento em nossas mentes, quebrando tabus e preconceitos. Infelizmente em alguns momentos o palestrante fugia do assunto e ali permanecia por alguns minutos, fora isso foi uma palestra impecável e de grande valor intelectual.
Mesa-Redonda “Entender o Local para Entender o Global: a Luta pela Terra e a Soberania das Periferias do Globo”
El Pueblo que falta - Filme
A Mandrágora -- Nicolau Maquiavel
Resenha: A Revolução dos Bichos - George Orwell
O livro relata uma revolução que ocorre dentro de uma fazenda, sendo seus principais condutores os próprios animais. Eles se unem e liderados pelos porcos começam uma revolução "anti-hunanos", com o desenrolar da história vários acontecimentos marcantes acontecem, mudando dramaticamente o rumo que a revolução tomaria. O tempo passa e de repente os animais se vêem em quase uma ditadura bem semelhante a algumas realidades pelo mundo.
Recomendo ler o livro após estudar a Revolução Russa, pois a obra trata diretamente dessa mesma revolução, porém com um toque metafórico, colocando os animais ao invés de humanos. Ele mostra as brigas entre bolcheviques e mencheviques que acabam criando um socialismo ditatorial extremista.
Por mais que o livro passe a impressão de ser uma leitura pesada, é bem o contrário, a leitura flui e você sempre quer ler mais.