- Voltar para o início »
- Resenha »
- Resenha: A Mandrágora - Nicolau Maquiavel
Escrito por :
Unknown
sexta-feira, 15 de abril de 2016
A comédia gira entorno de 6 personagens principais, Calímaco, Lucrécia, Siro, Licúrio, Sóstrata e Frei Timóteo, personagens esses que representam vários aspectos negativos da sociedade, em destaque a corrupção.
A peça mostra um rapaz desesperado e disposto a tudo por uma moça já comprometida, então ele com ajuda de outros personagens fazem um plano para que o rapaz satisfaça seu desejo.
O rapaz sabendo do desejo e dificuldade do casal de ter um filho, se passou por médico e propôs um tratamento "milagroso" com uma planta, a mandrágora, que seria capaz de torna-la fértil mas mataria o homem com quem ela realizasse sua próxima relação sexual.
Porém ninguém morreria, era uma invenção para que o marido da moça convidasse alguém para realizar tal ação com sua esposa e crer que a pessoa morreria depois. No final o plano se realiza com sucesso e o moço disfarçado consegue satisfazer seus desejos com a moça, mostrando-nos os níveis absurdos em que pode chegar a sanidade humana de uma forma cômica, mostrando a corrupção dentro inclusive da própria Igreja.
Obrigada pela resenha. Fiquei feliz de saber do que se trata a peça do famoso Maquiavel.
ResponderExcluirInteressante...
ResponderExcluirugo
ResponderExcluirPoderíamos englobar falsos atentados pelo mundo???
ResponderExcluirMaquiavel nos ensina que temos que analisar os fatos políticos e no cair na ilusão de um mundo político utópico.
ResponderExcluir