- Voltar para o início »
- Resenha »
- A Revolução Dos Bichos
A revolução dos bichos é um livro muito importante para nos demonstrar o funcionamento de sociedades comandadas por diferentes tipos de governo, além de retratar de uma forma inteligente a ambição do ser humano.
Retrata muito o sistema capitalista, como de exemplo o Senhor Jones que era o dono da granja e explorava o trabalho animal para acumular capital, os pagava em alimentação por troca de serviços prestados, mas nem sempre a alimentação era suficiente ou boa.
Houve a revolução, que se deu por ideia do "Major", sendo o objetivo a igualdade,refletindo ao socialismo, regime em que não existe propriedade privada, e em que todos trabalham para o bem comum.
Tempos depois no socialismo democrático liderado por bola-de-neve, era bem aceito pelos animais, todos iam as assembléias sugerindo ideais. Refletindo novamente no poder absoluto, conseguindo os objetivos com mentiras, mudanças de regras.
Os trabalhadores estavam sujeitos a uma grande ditadura, regime em que não há liberdade de expressão, direito a opiniões. Napoleão acumulava riquezas, e tudo graças aos trabalhadores mal remunerados. Tempos depois alguns trabalhadores foram violados , ocorrem muitos desaparecimentos e morte de alguns , com torturas e etc.
Concluindo nos fatos ocorridos,a história mostra dois tipos de dominação: argumentos convincentes, aceitação pacífica e a dominação pela força bruta, quem se rebelasse contra as regras, era punido fisicamente.