- Voltar para o início »
- Resenha »
- Resenha: Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
Escrito por :
Unknown
segunda-feira, 23 de maio de 2016
A obra de Machado de Assis inova ao trazer uma narração póstuma, que ocorre após a morte do narrador. O livro também possui várias críticas irônicas à sociedade da época.
Oficialmente a causa Brás Cubas foi pneumonia, mas no livro vemos que o que levou à sua morte foi sua ideia: panaceia medicamentosa, um medicamento que levaria seu nome para prateleiras ao redor de todo o mundo.
A vida de Brás Cubas começa com uma infância mimada e cheia de privilégios, nesse mesmo período conhecemos um amigo dele que depois reaparecerá no livro: Quincas Borba. Em sua juventude ele se apaixona por uma prostituta e isso leva sua família a tomar a decisão de manda-lo para fazer faculdade na Europa.
Quando retorna ele tenta entrar no meio político e se apaixona por Virgília, que acaba se casando com Lobo Neves, marido dela esse que pegou dele o cargo político que tanto estava almejando.
Após tantas frustrações sociais, familiares e amorosas, Brás Cubas se empenha completamente em criar um remédio para curar todos os males das pessoas, mas nunca chegou a concluí-lo porque durante o processo ele contraiu a pneumonia que levou a sua morte.