- Voltar para o início »
- Resenha »
- Resenha: 1984 - George Orwell
Escrito por :
Unknown
segunda-feira, 11 de janeiro de 2016
O livro 1984, foi o último romance do escritor George Orwell. Ele foi publico em 1949, retratando o possível "breve" futuro de 1984 e que retrata o total autoritarismo executado por quem chamam de o "Grande Irmão".
O livro tem Winston Smith como personagem principal e se passa em Londres, que agora pertence ao distrito da Oceania, uma vez que o "Grande Irmão" destruiu todas as nações após uma guerra nuclear e dividiu o mundo em três estados. Winston é um funcionário do Ministério da Verdade, e tem como função adulterar documentos históricos para que fiquem favoráveis a seu ditador, o personagem não compactuava com o sistema, mas também nunca teve coragem para enfrentá-lo.
Em um período onde amar é proibido, Winston encontra coragem em sua paixão por sua companheira de partido, Júlia e em sua amizade com O'Brien, um dos "conspiradores" contra o sistema, e junto os três procuram por uma forma de acabar com a tirania imposta pelo "Grande Irmão".
Porém, a policia e suas "teletelas" descobrem a armação e prende-os no quarto 101, onde são vigiados e drogados. A única maneira de sair de lá, era confessando seus crimes e jurando que jamais se encontrariam novamente. O livro se encerra com os personagens confessando seus crimes, mas durante o tempo que passaram no quarto 101, algo mudou neles e eles agora entendiam o mundo ao seu redor, agora eles também amavam o "Grande Irmão".
O livro possuí uma leitura um pouco densa porém envolvente, eu particularmente senti um gosto amargo na boca após um final "não feliz" em um mundo onde tudo que vemos na mídia são "finais felizes".