Quem somos

Somos uma dupla de estudantes do ensino médio e fomos selecionados para participar do PIBIC Jr, sob supervisão do professor Filipe. Nosso projeto consiste em criar esse blog e alimenta-lo com resenhas de livros, coberturas de eventos e muito mais dentro do meio acadêmico.
Tecnologia do Blogger.

Archive for maio 2016

Resenha: Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis

A obra de Machado de Assis inova ao trazer uma narração póstuma, que ocorre após a morte do narrador. O livro também possui várias críticas irônicas à sociedade da época.

Oficialmente a causa Brás Cubas foi pneumonia, mas no livro vemos que o que levou à sua morte foi sua ideia: panaceia medicamentosa, um medicamento que levaria seu nome para prateleiras ao redor de todo o mundo.

A vida de Brás Cubas começa com uma infância mimada e cheia de privilégios, nesse mesmo período conhecemos um amigo dele que depois reaparecerá no livro: Quincas Borba. Em sua juventude ele se apaixona por uma prostituta e isso leva sua família a tomar a decisão de manda-lo para fazer faculdade na Europa.

Quando retorna ele tenta entrar no meio político e se apaixona por Virgília, que acaba se casando com Lobo Neves, marido dela esse que pegou dele o cargo político que tanto estava almejando.

Após tantas frustrações sociais, familiares e amorosas, Brás Cubas se empenha completamente em criar um remédio para curar todos os males das pessoas, mas nunca chegou a concluí-lo porque durante o processo ele contraiu a pneumonia que levou a sua morte.
Autor : Unknown Comentários : 0
Tag : ,

A Revolução Dos Bichos

A revolução dos bichos é um livro muito importante para nos demonstrar o funcionamento de sociedades comandadas por diferentes tipos de governo, além de retratar de uma forma inteligente a ambição do ser humano.
Retrata muito o sistema capitalista, como de exemplo o Senhor Jones que era o dono da granja e explorava o trabalho animal para acumular capital, os pagava em alimentação por troca de serviços prestados, mas nem sempre a alimentação era suficiente ou boa.
Houve a revolução, que se deu por ideia do "Major", sendo o objetivo a igualdade,refletindo ao socialismo, regime em que não existe propriedade privada, e em que todos trabalham para o bem comum.
Tempos depois no socialismo democrático liderado por bola-de-neve, era bem aceito pelos animais, todos iam as assembléias sugerindo ideais. Refletindo novamente no poder absoluto, conseguindo os objetivos com mentiras, mudanças de regras.
Os trabalhadores estavam sujeitos a uma grande ditadura, regime em que não há liberdade de expressão, direito a opiniões. Napoleão acumulava riquezas, e tudo graças aos trabalhadores mal remunerados. Tempos depois alguns trabalhadores foram violados , ocorrem muitos desaparecimentos e morte de alguns , com torturas e etc.
Concluindo nos fatos ocorridos,a história mostra dois tipos de dominação: argumentos convincentes, aceitação pacífica e a dominação pela força bruta, quem se rebelasse contra as regras, era punido fisicamente.
Autor : Jhulia Bianca Comentários : 0
Tag : ,

- Copyright © Experiencias Pré-Acadêmicas - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -